Resenha critica sobre clima organizacional
Disciplina: Seminários de Administração
Professor: Alexandre Magalhães
Grupo 2: Evando Bittencourt, Diego Roberto, Juliana Junckes,Priscila Farias,Roberta Medeiros e Sebastião Fernandes
Trabalho: Campo de Atuação do Administrador
Função Básica: Finanças
Definições da área: É a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. O campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, tanto dentro de uma nação quanto no mercado internacional, também é conhecido como finanças.
Na acepção moderna, o conceito de Finanças nasceu nos anos de 1950. Desde então, esta área tem ultrapassado muitas outras das mais tradicionais da Economia, em número de estudantes, professores e, principalmente, na quantidade e qualidade da produção científica. Constata-se que a maioria dos professores de Finanças leciona em cursos de Administração, em que a abordagem característica é normativa, isto é, um tomador de decisão, seja um investidor individual ou gerente empresarial, busca maximizar uma função-objetivo, seja em utilidade ou em retorno esperado, ou agregar valor para o acionista, para um dado preço de título obtido no mercado.
No nível micro, as finanças são o estudo do planejamento financeiro, da gestão de ativos e da captação de fundos por empresas e instituições financeiras.
Papel e objetivos dos profissionais: Diretor financeiro passa a ter papel mais estratégico.Aos poucos, os diretores financeiros (CFOs - Chief Financial Officer) passam a ocupar um novo papel nas companhias: não só o de responsáveis pelos balanços e números da companhia, mas também o de assessor estratégico de negócios.segundo o estudo, 68% dos profissionais da área têm como prioridade melhorar a percepção do acionista em relação à empresa. Tarefa que eles devem exercer em conjunto com o presidente da empresa. Para isso, os diretores financeiros pretendem deixar de lado um pouco as atividades operacionais. Os