Resenha Critica Sistema Confea
CAMPUS CERRO LARGO
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À AGRONOMIA
ÉTICA PROFISSIONAL
ACADÊMICO(A):
O código de Ética começa por você Profissional, Sistema Confea, 8° Edição/2013
Para se criar um bom profissional principalmente, precisamos que ele tenha uma conduta correta saibam agir em várias situações. Um dos principais instrumentos para se formar um bom profissional é a ética, pois o profissional deve aprender a ouvir opiniões e assim criar um meio de solucionar o problema sem que faça algo ilegal ou que agrida a integridade moral de algum individuo ou sociedade.
Para se formar uma identidade ética e social, precisa-se de princípios básicos como: honradez, ter conhecimento, saber os deveres da profissão, ter eficácia profissional, além de um bom relacionamento profissional. Um bom profissional além de ser dotado do saber na sua área deve apresentar resultados satisfatórios e ser competente com o que a si é proposto.
Se analisarmos o perfil de vários profissionais hoje, baseando-se na conduta ética de tais, poderemos evidenciar várias precariedades, mas quem somos nós para julga-los, Como saberemos diferenciar o correto do incorreto, o justo do injusto e assim por diante? É uma questão de análise e interpretação, “uma questão de ética”. Para termos um caráter profissional correto não devemos nos basear apenas em um lado da moeda, devemos analisar os dois lados, pois na maioria das vezes apenas nos baseamos no nosso lado, aquilo que nos favorece. Todo profissional é regido por leis, e o tal deve aprender a compreende-las para sempre manter a sua conduta inalterada.
Em setembro de 1971 ocorreu o primeiro pacto ético de profissionais dos integrantes dos sistemas Confea/Creas, e após transcorridos 30 anos se resolveu em 2001 após um congresso organizado pelo Cden-Colégio de Entidades Nacionais, na cidade de foz do Iguaçu, fora pautada uma revisão no código de Ética Profissional, essa revisão foi aprovada