Resenha Critica - Manual do Profissional
MACEDO, Edison Flavio (1999). Manual do Profissional: introdução à teoria e prática do exercício das profissões do Sistema CONFEA/CREAS. Recorde.
O Manual do Profissional, escrito por Edison Flavio Macedo, em 1999, interelacionava os aspectos relacionados a junção do profissionalismo com classes mostradas pelao Sistema CONFEA/CREA, constituído pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e pelos Conselhos Nacionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O escritor/engenheiro eletricista correlacionou varias perspectivas, tomando como exemplos, a formação do profissional, a interferência da globalização, a relação que existe entre os deveres e direitos éticos do profissional. Em linhas Gerais, Macedo mostre um norte, uma direção a ser trilhada na qual, o profissional do futuro seja capaz de cumprir suas tarefas, sem deixar de ser integro com a ética profissional, e alcançar o respeito adquirido com seus direitos.
Atualmente o maior sistema trabalhista Brasileiro, o Sistema CONFEA/CREA foi fundado no ano de 1966, e tinha como meta regular, verificar, fiscalizar e aperfeiçoar o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto, engenheiro-agrônomo, geólogo, geógrafo, meteorologista, tecnólogo e técnico. O Sistema rege o perfil dos novos profissionais ligados tanto a CONFEA tanto aos CREA´s.
No decorrer do texto, o autor, expõe lado a lado, os elementos éticos observados em nossa sociedade e concepções de cidadania, e os aplica no dever profissional que os novos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos tem que ter. Associa-se assim, tanto os deveres quanto os direitos que cada profissional tem, com o objetivo de se conceber um perfil profissional mais moral e claro, eficiente, teoricamente, um profissional perfeito.
Com a globalização, os novos profissionais, encontram uma grande dificuldade, a submissão de informações, as novidades, as informações, as pesquisas, se tornaram imprescindiveis. Na contemporanidade