RESENHA CRITICA MULTIFACE
Pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Guanambi, como requisito parcial da Disciplina Administração Pública sob orientação do Prof. Flavio Américo.
Guanambi – BA
2012
RESENHA CRÍTICA
A Parceria Público-Privada (PPP) é compreendida como um acordo firmado entre a administração pública e entes privados, que estabelece aliança jurídica entre eles, visando à implantação ou gestão, em parte ou tudo, de serviços, empreendimentos e atividades de interesse público. O que são Parcerias Público-Privadas (PPP). O objetivo principal deste resumo é evidenciar toda a questão institucional do PPP no Brasil.
O tema primeiramente é abordado à definição e contexto do surgimento das PPP; em seguida, são delineadas as modalidades e classificações para as mesmas; posteriormente, se faz uma análise da Legislação, assim tratará todo o conteúdo relacionado com o tema, descrevendo todos os desenvolvimento, e os modos como PPP era atua.
No momento atual, o esforço de investimento em infraestrutura conta com recursos insuficientes diante das enormes necessidades projetadas. Desse modo, a viabilização dos empreendimentos de infraestrutura demandados pelo crescimento econômico passa, então, pela mobilização de novas fontes de financiamento e atração de investidores oriundos do setor privado e/ou externo, assim fornecendo informações necessárias para se criar uma fonte confiável e segura. Assim dessa forma, o governo agora enfrenta o desafio da estruturação de um novo formato institucional e legal adequado para a nova realidade existente na questão do financiamento para investimento de caráter público, no qual o setor público não é mais a fonte de todo o crédito, mas ainda desempenha sua liderança estratégica, fiscalizadora e regulatória resumindo fazer a supervisão.
Vendo que a possibilidade de atração de capitais privados no cenário como no Brasil de relativa escassez de