resenha critica filme divinos segredos
Informações Técnicas
Título no Brasil: Divinos Segredos
Título Original: Divine Secrets of the Ya-Ya Sisterhood
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2002
Estúdio/Distrib: Warner Home Video
O DVD foi encontrado na locadora _ Cartoo Vídeos, Juvevê
Os artistas principais são: Siddalee Walker (Sandra Bullock) “Sidda” teatróloga
Viviane Abbott (Ellen Burstyn) "Vivi" mãe de Siddalee
As amigas de “Vivi”: Necie (Shirley Knight), Caro (Maggie Smith) e Teensy (Fionnula Flanagan) O filme mostra a historia de três gerações. (filha, mãe, avós) ao longo do tempo. O mesmo tem inicio com quatro adolescentes muito amigas: Vivi a que comandava o ritual para fundar uma irmandade chamada de “Ya-Ya”. Fizeram alguns juramentos os quais não poderiam ser quebrados.
_ E assim, continuaram pelos anos desfrutando desta amizade sincera.
Há uma cena que nos chamou a atenção. Jovens, ainda fazendo um passeio de carro conversível uma delas resolve tirar a blusa. Todas acompanham, e pagam um mico, pois os guardas as fazem parar. Percebemos nesta cena a ousadia das mesmas desafiando os preconceitos da época. Sempre estavam comemorando algo e se reunindo. Apesar do abuso do álcool por parte das mesmas levavam uma vida saudável. Vivi é que se excedia mais na bebida; com toda certeza para “afogar suas mágoas” com relação a sua mãe. Cada uma com seus problemas, porém sempre “somando suas alegrias e dividindo suas tristezas”, pois as mesmas sofreram muitas perdas decepções... conquistas. O que vem ser de grande relevância para se ter uma vida saudável conforme tudo o que lemos nos capítulos dos livros propostos. À medida que envelhecemos a amizade deverá ser cultivada, pois essa partilha de recordações faz bem a alma.
Segundo a teoria Life Span, “não é fácil articular individuo com a sociedade em seu contexto histórico, cultural. Haverá perdas, fracassos, porém quando há sabedoria para administrá-los