Resenha Critica Do Capitulo IV
Políticas e Gestão da Educação Brasileira
Maria de Lourdes Dias Fernandes
6º período – 20/02/2015
Licenciatura Plena em Química
Fernanda Kellen Souza Silva, Nayane Pereira dos Santos Passos
RESENHA. EDUCAÇÃO: PEDAGOGIA E DIDÁTICA
Este capítulo abrangerá alguns campus da didática como o processo educativo e pedagógico. Que terá embasamento em prol do reconhecimento da Didática como ciência do ramo pedagógico. Tendo como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem especificamente nexos e relações entre o ato de ensinar e o de aprender.
A didática aborda o ensino como atividade de mediação para promover o encontro formativo, educativo, entre o aluno e a matéria de ensino, explicitando o vinculo entre teoria do ensino e conhecimento.
A didática é uma disciplina autônoma porque utiliza várias denominações do conhecimento, sem ser identificada por nenhuma delas, essa disciplina que explica todos os processos de ensino aprendizagem para propor sua realização, princípios educativos, finalidade especifica e formal do processo de ensinar, visão do ato de aprender e ensinar, mostrar aos professores e a futuros professores como se trabalha o conteúdo de ensino partindo do principio de que independente do conteúdo é de extrema relevância considerar a metodologia de ensino capaz de promover a aprendizagem.
A especialidade da didática é tornar compreensível aos docentes tudo aquilo que o professor tem a ensinar, pois seu objetivo é o ensino e aprendizagem.
Portanto, tem a função de contribuir para a redução do fracasso escolar, por meia da instrumentalização dos professores, no sentido destes buscarem incessantemente em sua prática pedagógica, na ação transformadora de ensinar e aprender. Os estudiosos da didática são originários de diferentes cursos, a cada projeto sob orientação, o professor que ministra a disciplina, tem o desafio de lidar com linguagens e saberes diferentes daqueles dos campos específicos de