Atps etapa 02
CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS
Custos dos Materiais: O custo específico corresponde a produtividade de cada empresa. Exemplos: mão de obra direta e custos indiretos de fabricação. Ou seja, correspondem a analise de estoques onde seus principais ativos são: Materiais para produção e não produção (indiretos)
Produtos em Processo de fabricação Mercadoria para comercio ou produtos acabados, entre outros.
OBJETIVO PRINCIPAL DO CUSTEIO DOS ESTOQUES E A SELEÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO
Tem como objetivo principal ajustar os custos para á vendas, de forma que se aproprie o calculo do lucro. O conceito lucro líquido e de tamanha importância na seleção do método de custeio dos estoques e como resultado o lucro é estabelecido de diferentes formas como econômicos, legal e histórico.
Em relação ao fator lucro existem alguns elementos que influenciam as decisões que são:
A escolha do método pelas autoridades do imposto de renda, a parte prática da definição do custo, objetividade do método, e as decisões gerenciais.
OS CUSTOS DOS MATERIAIS
No custo de aquisição, todos os custos adquiridos na compra de materiais alem do preço, deveram ser deduzidos os descontos e bonificações nos eventuais recebidos. Os custos variam de uma compra para a outra, e não é necessário (somente em casos de produtos perecíveis), determinar o lote específico para se efetuar a baixa do estoque.
Os métodos mais comuns são:
-Custo médio;
- Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS);
-Último a entrar, primeiro a sair (UEPS).
CUSTO MÉDIO
Entende-se por método ou média ponderada que assim também é conhecido, aplica-se nos custos médios em lugar dos custos efetivos. Esta avaliação do estoque é aceito pelo FISCO. Neste método, o valor dos itens de estoques de todas as compras efetuadas, é representado pela média ponderada do custo do estoque, representado por dois procedimentos: média ponderada e média móvel.
O custo médio ponderado é associado com o estoque periódico, enquanto o método da média móvel