Resenha critica - DNA , A promessa e o preço
No filme DNA: A PROMESSA E O PREÇO são expostos os avanços da ciência em relação à parte genética, como a prevenção de doenças e o sonho em prolongar a vida dos seres humanos.
Existe um grande impasse entre ética, crenças e estudos. O filme se desenvolve inicialmente tratando dos estudos sobre o nosso DNA, que carrega dentro de nós as nossas informações genéticas que foram passadas de gerações a gerações dentro da nossa arvore genealógica, o DNA guia nossa existência desde o nascimento até a morte, nosso destino está escrito uma mera molécula e as milhares de combinações que são os genes.
A descoberta desse código, iniciada por Watson e Crick na Universidade de Cambridge em 1953, pode dizer que junto com a era dos computadores, se trata das duas revoluções nos últimos 40 anos, os genes e o avanço na tecnologia dos computadores.
Este código trás uma promessa de uma vida mais longa, saudável e sem doenças, onde fica explanado que futuramente poderíamos controlar a maioria de nossas doenças.
Até aqui tudo bem, afinal o sonho de todos é justamente ter uma vida saudável e duradora, mas os avanços e os estudos sobre o DNA, não termina por ai.
Possivelmente, no futuro, crianças nascidas em pleno século 21 , quando forem adultas terá todo o seu DNA exposto, sabendo quais as doenças que a mesma poderá ter. Que tipo de reflexão se terá, ao saber que você tem a certeza de que vai desenvolver uma doença mais na frente da sua vida? Seria correta essa exposição? Ao certo nem todos teriam o interesse de saber se desenvolveriam doenças graves ou não, pelo simples fato de viver a vida do jeito que Deus a concebeu, mas á quem queira descobrir e eliminar a chance dessas doenças antes mesmo de que elas se desenvolvam.
O filme nos trás a historia de Wende Watson, uma mulher que ao perder a sua vó e a sua mãe, devido ao câncer de mama, resolveu pesquisar a arvore genealógica de sua família e descobriu que dez pessoas entre nove de sua família,