Modelo de Banner (eng. Mecatrônica)
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA FÍSICA
CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA
1º Período – Matutino
EA1A34
* ORIENTADOR: Profª ______________________
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA FÍSICA;
Empuxo, Polias e Alavancas; Estática do Ponto; Momento Polar; Pitágoras; Leis de Kepler.
Introdução
Pode-se traçar os Fundamentos da História da Física a partir do momento em que a humanidade começou a ver e analisar os fenômenos naturais de modo racional, abandonando explicações místicas ou divinas. As primeiras tentativas racionais de explicação da Natureza vieram com os indianos e com os gregos antigos.
Após ter visto um momento de esplendor na Grécia Antiga, tendo como nome principal Aristóteles, a Física entrou em declínio na Idade Média, tendo sido revivido apenas durante o Renascimento. Durante a Revolução
Científica, Galileu Galilei foi considerado o primeiro Físico em seu sentido moderno, adotando a Matemática como ferramenta principal. Galileu é um dos pioneiros a descrever o real objetivo de um cientista; sua função é apenas descrever os fenômenos em vez de tentar explicá-los. Por sua vez,
Johannes Kepler a partir das ideias de Nicolau Copérnico onde ele sugeriu que seria o Sol centro do universo, ele formulou as três leis de Kepler. A teoria de Copérnico estava correta, no entanto ele errou ao supor que os planetas giravam em círculos perfeitos possuindo velocidade constante.
Dotado de um método científico, a Física teve uma notável evolução com
Isaac Newton, que realizou a primeira grande unificação da Física ao unir
Céus e Terra sob as mesmas leis da Física, a gravitação universal. As contribuições de Arquimedes na Física estão fundamentadas na estática e hidrostática tendo descoberto a lei do empuxo e da alavanca, a principal contribuição de Pitágoras esta em seu conhecido “Teorema de Pitágoras”, que permitiu a resolução de vários problemas na Física.
Fundamentos Históricos
ARQUIMEDES