Resenha Marketing 3
Livro: Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano
Autor: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan
Ao longo dos últimos 60 anos, o marketing deixou de ser centrado no produto (Marketing 1.0) e passou a ser centrado no consumidor (Marketing 2.0). Vemos as empresas expandindo seu foco dos produtos para os consumidores, e para as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam de abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano, e na qual a lucratividade tem como contrapeso a responsabilidade corporativa.
Durante a era industrial, o marketing dizia respeito a vender os produtos da fabrica a todos que quisessem compra-los. O objetivo era padronizar e ganhar em escala, a fim de reduzir ao máximos custos de produção, para ter mercadoria de baixo custo a fim de atingir um maior numero de compradores. O modelo de Henry Ford resumia essa estratégia com a frase “O carro pode ser de qualquer cor desde que seja preto.” Era a fase o Marketing 1.0 – marketing centrado no produto.
O Marketing 2.0 surgiu na atual era da informação, cujo núcleo é a tecnologia da informação, onde o valor do produto é definido pelo cliente que é muito bem informado, compara produto e valor, as opções são muitas e as preferências variadas.
Os profissionais de marketing de hoje tentam chegar ao coração e à mente do consumidor. É a era voltada para o cliente.
Hoje estamos testemunhando o surgimento do Marketing 3.0, a era voltada para os valores. O consumidor é tratado como ser humano, com mente, coração e espirito, não mais como um simples consumidor. O desejo do consumidor é satisfazer seu anseio em transformar o mundo globalizado em um mundo melhor.
As empresas que praticam o marketing 3.0 tem uma contribuição maior em termos de missões, visões e valores a apresentar ao mundo e tocam o consumidor em um nível superior.
Três grandes forças na era do Marketing 3.0: a