resenha critica de psicologia
ALUNO: FRANKSON DE OLIVEIRA SANTOS MATRIC.2014914898
Processos básicos da aprendizagem
TERESINA-PI
2015
A aprendizagem possui um espaço privilegiado no cotidiano de nossas vidas, sendo que tudo que sabemos, nossas ações, pensamentos e ideias foram frutos do aprendizado ao longo do que vivemos. No momento em que levamos a aprendizagem para o âmbito escolar, vai haver um grande interesse por parte dos estudiosos analisarem as formas de como é a relação de ensino-aprendizagem no quesito professor/aluno. Questões como “O que é aprender? De que forma os alunos aprendem? Quais as condições que eles conseguem aprender? ” nos leva a pensar como se desenvolve o processo de aprendizagem. Tais questões vêm sendo objeto de estudo da Psicologia da Aprendizagem cujas contribuições sobre a aprendizagem e desenvolvimento vem sendo destaque nos últimos tempos.
Para analisarmos a aprendizagem com um processo do comportamento (desenvolvimento) humano precisamos falar sobre os modelos teóricos da aprendizagem, as características da aprendizagem e por fim os processos de aprendizagem.
Os modelos teóricos são 4 sendo eles: o racionalismo, o empirismo, o construtivismo e o sócio histórico. Na visão racionalista é dito que todo conhecimento é anterior à experiência. Nesse ponto de vista o desenvolvimento e a aprendizagem são vistos como processos distintos, ou seja, o desenvolvimento é interno, fruto do amadurecimento e a aprendizagem é externo que se beneficia dos avanços do desenvolvimento para acontecer e não interfere no processo do desenvolvimento. O racionalismo trata de forma fragmentada os dois lados do