Resenha critica- A psicologia cognitiva no Brasil
CURSO DE PSICOLOGIA
Elba Matos
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: A Psicologia Cognitiva no Brasil: Um Panorama dos Anos 90
Itabuna - BA
MAIO 2013
Elba Matos
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: A Psicologia Cognitiva no Brasil: Um Panorama dos Anos 90
Trabalho entregue a professora Kellen Verena, da matéria Matrizes do Pensamento em Psicologia - Behaviorismo.
Itabuna - BA
MAIO 2013
Autores: Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Ederaldo José Lopes
A Psicologia Cognitiva no Brasil: Um Panorama dos Anos 90
Carlos Manoel Lopes Rodrigues é graduado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia e Ederaldo José Lopes é Prof. Dr. nesta mesma instituição.
Este trabalho tem como objetivo traçar o panorama da pesquisa em psicologia cognitiva no Brasil, nos anos 90, enfocando o impacto do paradigma do processamento de informação na produção científica nacional, bem como verificar esta produção dentro das principais linhas de pesquisa em psicologia cognitiva.
Através de uma extensiva pesquisa bibliográfica na base de dados INDEX PSI, nos anais da Sociedade Brasileira de Psicologia e da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, procurou-se evidenciar a tendência dos estudos em psicologia cognitiva no Brasil nos anos 90.
Os trabalhos encontrados nessa pesquisa foram classificados de acordo com as principais áreas de pesquisa em cognição. Posteriormente, foi levantada a frequência de trabalhos que podem ser classificados em termos do paradigma do processo de informação humana.
O artigo inicia fazendo uma breve introdução sobre os assuntos a serem pesquisados no levantamento bibliográfico e uma justificativa desta pesquisa, o que minimizou a necessidade de conhecimentos prévios para a sua leitura.
Esses assuntos encontram-se no escopo das “ciências cognitivas”, movimento amplo, composto de ideias flexíveis que, por isso mesmo,