Resenha Critica Algebra Geometria
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Coordenação dos atuadores das pernas de robôs móveis usando aprendizado por reforço: simulação e implementação. Luã Ciceri Schwertner
Lajeado, junho de 2014
Dados do artigo Título do artigo: Coordenação dos atuadores das pernas de robôs móveis usando aprendizado por reforço: simulação e implementação. Autores: Jeeves Lopes dos Santos e Cairo Lúcio Nascimento Júnior. Revista e edição: Sba Controle & Automação vol.23 no.1 Campinas jan./fev. 2012. ISSN: 01031759.
Caminhando para o futuro
A robótica móvel constitui-se como uma vertente no âmbito da robótica que almeja aumentar a versatilidade de diversos tipos de equipamentos que utilizem a locomoção. Porém o uso de rodas pode prejudicar a locomoção do robô em terrenos irregulares. Com isso os robôs com pernas, também conhecidos como walking machines, constituem uma opção promissora.
As “pernas robôs” não precisam ser utilizadas necessariamente para a locomoção, elas também poder ser usadas para transportar e manipular objetos.
Os avanços obtidos com os robôs dotados de pernas podem ser utilizados para desenvolver equipamentos para auxiliar pessoas com dificuldade de locomoção. Um exemplo desse tipo de equipamento consiste nos chamados exoesqueletos, que já está sendo projetado e demonstrando resultados promissores para um futuro próximo. No projeto foi utilizado dois robôs para os testes, o Robô Móvel Quadrúpede (quatro pernas) e o Robô Móvel Trípode (três pernas) com o intuito de demonstrar a eficiência desta nova tecnologia e a maior segurança que a mesma tende a apresentar. Essa nova tecnologia é muito promissora, e este estuda feito pelos professores é fantástico, demonstra a superioridade das “pernas robôs” sobre o equipamento que é hoje utilizado na robótica móvel.
No