Resenha Cr Tica
Prof: Leila Tosi
A elaboração de uma resenha (conhecida também por recensão) é sempre uma tarefa árdua para as pessoas, já que há uma grande dificuldade em diferenciar resumo de resenha. Para isso, o nosso primeiro passo, será explicar a diferença existente entre os dois tipos textuais.
O resumo é a diminuição de um texto ou obra que consiste em abordar o foco principal do assunto. Sendo assim, o resumo é um texto que diz o essencial para o entendimento.
Já a resenha, é um trabalho de síntese que possui como objetivo principal expor uma crítica ou uma avaliação de livros,artigos, filmes e de trabalhos.
A resenha deve possuir as mesmas qualidades de estilo imprescindíveis a todo texto escrito, como: simplicidade, clareza, concisão, propriedade vocabular, precisão vocabular, objetividade e impessoalidade.
As resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica ou universitária, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê