Trabalho De Portugues
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Professora: Neusa Milanesi
Série: 2º Turma: 204
Aluno(a): Gabriel Gregorio
Realismo e Naturalismo no Brasil
Introdução
Este trabalho tem por objetivo pesquisar e comentar um pouco sobre realismo e naturalismo, explicando o contexto histórico, quando surgiu, quem criou além de citar algumas obras. E trazendo um pouco das características do realismo e do naturalismo no Brasil.
Contexto Histórico
Naturalismo: Pode-se dizer que o Naturalismo começou em terras brasileiras com a publicação do romance O Mulato do autor maranhense Aluísio de Azevedo no ano de 1881. O mesmo autor também escreveu a obra O Cortiço, que acabou sendo um dos romances mais marcantes da literatura brasileira. Os escritores naturalistas do Brasil se ocuparam, principalmente, com os temas mais obscuros da alma humana e, por isso, outros fatos importantes da história do país acabaram sendo deixados de lado, como a Abolição da Escravatura e a proclamação da República. Outros exemplos de obras naturalistas são A Carne, de Júlio Ribeiro e O Ateneu, de Raul Pompéia.
Alguns autores brasileiros do Naturalismo: Aluísio de Azevedo, Adolfo Caminha, Pápi Júnior, Rodolfo Teófilo, Horácio de Carvalho, Inglês de Souza, Emília Bandeira de Melo, Carneiro Vilela, Manoel Arão, Júlio Ribeiro, Faria Neves Sobrinho.
E no mundo alguns tópicos que marcaram essa época são: em 1870 o Surgimento da literatura naturalista na França com a publicação do livro Germinal de Émile Zola, em 1871 Nietzsche publica sua primeira grande obra A Origem da Tragédia, em 1876 Graham Bell registra a patente do telefone, entre 1876-1879 Thomas Edison inventa o fonógrafo e a lâmpada elétrica, 1881 teve o Início do Naturalismo brasileiro com a publicação do livro O Mulato de Aluísio de Azevedo, em 1884 teve o Início da Conferência de Berlim, discutindo a partilha