Ligas Metalica
Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contem dois ou mais elementos químicos, sendo que pelo menos um deles é um metal.
Este trabalho foi elaborado em torno das ligas metálicas, com o objectivo de aprofundar o nosso conhecimento em torno destas.
Nele iremos abordar as ligas metálicas em sí, as suas características, propriedades, fenómenos com base na estrutura metálica, a ocorrência, obtenção e aplicação dos principais metais da indústria de Moçambique, as principais indústrias metalúrgicas de Moçambique, ligas metálicas e suas aplicações e a gestão de resíduos sólidos e o ambiente.
Ligas Metálicas
Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contem dois ou mais elementos químicos, sendo que pelo menos um deles é um metal.
Fif.1 Exemplos de ligas metálicas
As ligas podem ser formadas somente de metais e outras formadas de metais e semi-metais (boro, silício, arsénio, antimónio) e de metais e não metais (carbono, fósforo).
Características de uma liga metálica
- Capazes de formar grande quantidade de ligas combinando metais com outros metais ou outros elementos da TP;
- Podem ser soluções sólidas cristalinas substitucionais (catiões tem tamanhos não muito dissimilares) ou intersticiais (tamanhos muito dissimilares);
- A dureza, densidade e ponto de fusão dependem primordialmente da força da ligação metálica, podendo estes aumentar ou diminuir;
-E aumento da resistência mecânica.
Propriedades das substâncias com ligas metálicas
Os metais, que são mais de 75% dos elementos da Tabela Periódica, apresentam algumas propriedades que os tornam únicos para algumas aplicações. Muitas destas propriedades “ditas metálica” pelas quais os metais são conhecidos, são explicadas pelo modelo de ligação metálica.
1. O Brilho e a Cor
Os metais apresentam-se brilhantes e de cores diferentes, quando polidos, em função de reflectirem ou não todas as radiações que incidem sobre ele, facto permitido pela presença de