RESENHA CR TICA
O artigo “Poluição do ar e efeitos na saúde nas populações de duas grandes metrópoles brasileiras” feito por Goveia e colaboradores especialistas na área. Mostra-se muito significativo. Segundo Moita Neto e Silva ( 2010, p.35) “que a poluição do ar é um tipo de poluição ambiental que está associada alguns problemas de saúde da população”.
O trabalho aborda a poluição do ar associada aos efeitos nocivos à saúde. Tendo como local da pesquisa as metrópoles brasileiras Rio de Janeiro e São Paulo. Apresenta-se assim mais credibilidade devida essas duas cidades apresentarem, já na época analisada um alto nível de poluição visto que são cidades bem desenvolvidas com alta produção de bens de consumo. Embora a execução da pesquisa (dados analisados) no município de São Paulo fora nos anos entre 1996 e 2000. No município do Rio de Janeiro utilizaram de 1990 a 1993 (análise de mortalidade) e de 2000 a 2001 para análise de internações hospitalares.
Além de essas cidades apresentarem suporte para serviços de monitoramento da qualidade do ar, e apresenta grande amostra populacional exposta a níveis de poluição do ar potencialmente prejudiciais à saúde. O que se coloca um ambiente fértil para o que se propunha o estudo.
Utilizaram como critérios para o desenvolvimento da pesquisa: informações diárias sobre mortalidade, internações hospitalares, níveis atmosféricos dos principais poluentes do ar e de variáveis meteorológicas foram obtidos nas duas cidades, a partir de fontes de informação secundárias. Além de fazerem o uso utilizando se técnicas de análise de séries temporais em modelos lineares por meio de Equações de Estimação Generalizada e/ou por meio de modelos não-paramétricos, com a utilização de Modelos Aditivos Generalizados. Esses modelos estatísticos são utilizados na análise da relação entre a poluição e o impacto na saúde é a análise de regressão, pois é uma ferramenta útil para avaliar a relação entre uma ou mais variáveis explicativas e uma única