RESENHA CR TICA Ari atividade 2
Discente: Thiago Queiroz Fonseca
Docente: Professor Doutor Ariosvaldo Novais Santiago
Disciplina: Educação do Campo
Resenha crítica do seguinte artigo:
educação do campo: um olhar histórico, uma realiadade CONCRETA.
Fabiano de Jesus Ferreira / Elias Canuto Brandão
O autor faz uma abordagem histórica, pautada numa busca em forma retrospectiva analisando documentos de como foi e como é a educação do campo, pautando nas bases legais, demonstrando o que era proposto e como de fato ocorriam tais relações entre as propostas politicas e a realidade que a grande massa vivia.
O texto enfatiza toda a realidade que a educação do campo viveu nesses pouco mais de 500 anos de Brasil. Demonstra com clareza que a educação do/no campo praticamente nunca existiu de fato, apenas nas propostas politicas, e quando tentou colocar essa tal educação em pratica seria apenas com uma denotação urbana.
Traz como realidade ainda que a educação no campo não ocorre voltada para as demandas dos próprios moradores do campo, e sim num modelo totalmente urbanizado, não enfatizando o ambiente, as relações sociais e culturais onde está ocorrendo aquele processo educacional.
O autor se mostra como muito bem postado nas suas ideias, defendo que desde quando se pensou em algum momento na historia do nosso país em educação do campo, nada mais era do que uma forma de dar um falso enfoque a um problema que vem “gritando” a muitos anos na nossa nação.
As próprias politicas criadas para a área nada mais são do que maneiras de ludibriar toda uma população criando falsas esperanças para um problema que vem se arrastando a muito tempo.
O autor pautado em uma pesquisa bibliográfica nas leis que perpassaram o nosso país nos traz a ideia de como foi o quadro evolutivo para a educação do campo.
Defende que no inicio as politicas voltadas para a área nada mais eram do que um descaso, nem se quer poderiam ser chamadas de politicas para uma educação do campo.