Resenha Contextos Improvaveis
“... a escola é considerada como um espaço renovador que possibilita a inserção de novas informações nas redes, que são convertidas em capital social na condução da vida escolar dos filhos.” (Diogo Reyes).
Neste artigo, Diogo Reyes da costa Silva tem como objetivo contribuir para o entendimento da reprodução da desigualdade educacional, investigando a influência da origem social no processo de escolarização. Diogo procura entender como algumas famílias das classes populares conseguem, através de suas redes sociais, alcançar recursos socialmente disponíveis que contribuem para melhores resultados escolares.
Para sua pesquisa o autor usa como objeto de estudo a Escola Municipal Rembrandt, que fica em uma área popular e atende as comunidades da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro e oferece ensino do primeiro ao quinto ano do fundamenta. Esta escola teve o melhor resultado de IDEB em sua região em 2009, fato que faz com que essa ela se enquadre no título do artigo “Contextos do Improvável: Relações Sociais e Trajetórias Educacionais Inesperadas em um Bairro Popular”, já que, normalmente nos lugares mais pobres são sempre esperadas as menores notas.
O autor usa como aparato teórico trabalhos de diversos autores da área da sociologia urbana e da educação como Bourdieu, Passeron, Small, Nogueira, Lin, Ribeiro e Kolinski. Estes, segundo Diogo, “defendem que investigações de manifestações específicas podem dar importantes indicações sobre o funcionamento e detalhamento dos mecanismos sociais”.
Na primeira parte do