O VERDADEIRO PODER
O livro em muitos momentos cita a empresa AMBEV companhia onde o autor Vicente Falconi fez parte do conselho administrativo. Vicente começa o livro citando um método de estudo e desenvolvimento de grupos gerenciais, a cumbuca, onde grupos reúnem semanalmente, todos devem ler um texto ou algum capitulo de livro, chegando no encontro coloca se o nome de todos os participantes em uma cumbuca e realiza o sorteio , o sorteado apresenta sobre o assunto e da inicio a uma discussão sempre produtiva , caso não esteja preparado a reunião e suspensa , com isso busca o comprometimento e a responsabilidade de todos no grupo.
Falconi aponta como motivo para o fracasso alguns itens, como não fazermos bons planos de ação,não colocarmos as metas certas ,não executarmos completamente os planos de ação e circunstancias fora de nosso controle.O foco correto nas empresas deve estar sempre voltado para a satisfação do chamado quadro stakeholders ( funcionários, clientes, acionistas e sociedade). O ponto mais valioso do primeiro capitulo e a explicação da ligação entre as ações tomadas sem foco no funcionário, com o turnover (rotatividade de funcionários) alto (na área de vendas, administrativa ou fabril), e conseqüentemente a perda de conhecimento técnico (que deverá ser reposto em treinamentos) e prático (irrecuperável), gerando a impossibilidade de manter um ambiente estável.
Todo momento do livro trata do que fazer para evitar a derrota e alcançar o sucesso corporativo. Para isso Falconi apóia em três pilares, liderança, método e conhecimento do processo, mais e no pilar da liderança que faz toda a diferença, pois a liderança e o fator mais importante numa organização, liderar para Falconi e bater metas consistentemente, um líder deve conseguir resultados por meios das pessoas logo deve investir um tempo no desenvolvimento do seu time.
Ninguém trabalha apenas pelo dinheiro. Sonhar grande da o mesmo trabalho que sonhar pequeno, promover a meritocracia. Promover