Resenha "Comunicação tem remédio"
Estudante: Tatiana Bezerra Alencar
1ª série – Enfermagem
Matrícula: 14/0083
Introdução
Esse trabalho vem a ser uma resenha, que busca analisar e criticar de forma sensata o livro “Comunicação tem remédio” de Maria Júlia. E de forma objetiva colocar as ideias principais e mostrar a intenção do conteúdo do livro. Evidenciar que a comunicação é de real importância para todas as pessoas que convivem em comunidade. E demonstrar que se houvesse a implantação de certas práticas no cotidiano a comunicação entre as pessoas seriam de melhor entendimento.
O livro “Comunicação tem remédio” de Maria Júlia deveria ser uma leitura obrigatória para todas as pessoas, independentemente de curso que faz na faculdade ou profissão que exerce. A comunicação acontece a todo o momento, mesmo quando se está calado, transmite-se mensagens.
O livro focou-se muito na área da saúde, e em especial a atuação do enfermeiro; o qual é um papel fundamental em um hospital, porque tem o contato direto com o paciente, que no caso precisa de ajuda. E saber se comunicar, se expressar, dizer as palavras certas, são obrigações de todos os enfermeiros, mas muitos esquecem disso, por causa da correria do dia-a-dia, dos estresses na área de trabalho e outros fatores.
No começo da leitura a autora já expõe que uma das dificuldades de comunicação no ambiente de trabalho são fofocas, críticas e comentários não ditos diretamente para os interessados. Se um funcionário tem algum questionamento para fazer ao outro colega, no seu local de trabalho, deve ser feito à pessoa destinada e não indiretamente, ou por terceiros.
Logo depois a autora expressa: “Comunicar é o processo de transmitir e receber mensagens por meio de signos seja eles símbolos ou sinais”; que seria basicamente dizer que a comunicação é o ato de dar e ganhar mensagens que podem ou não ter mais de um