Resenha Coloração de Gram
(A coloração de Gram e as variações na sua execução)
Belo Horizonte - MG
2014
Artigo I
A coloração de Gram e as variações na sua execução
News Lab - 2007
Valdionir da Rosa Freitas Simone Ulrich Picoli
A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia e de análises clínicas, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterização de amostras de bactérias. A técnica tem importância clínica uma vez que muitas das bactérias associadas a infecções são prontamente observadas e caracterizadas como Gram-positivas ou Gram-negativas em esfregaços de pus ou de fluidos orgânicos. Essa informação permite ao clínico monitorar a infecção até que dados de cultura estejam disponíveis. É possível a análise de vários esfregaços por lâmina, o que facilita a comparação de espécimes clínicos. As lâminas podem ser montadas de forma permanente e preservadas como documentação.
A COLORAÇÃO DE GRAM
As técnicas utilizadas para a visualização e bactérias, conhecidas como coloração de Gram ocorrem de várias formas, variando o tempo da coloração de acordo com cada reagente utilizado.
No artigo A COLORAÇÃO DE GRAM E AS VARIAÇÕES NA SUA EXECUÇÃO, o autor viza testar todas essas técnicas de visualização das bactérias. Escherichia coli (bacilos) e Staphylococcus aureus (cocos), são as bactérias utilizadas na pesquisa, onde foram executadas 10 técnicas diferentes variando os tempos de exposição aos corantes, que são, Cristal Violeta para Gram Positivo e Fucsina Gram para Gram Negativo.
O resultado foi surpreendente, 40 lâminas foram analisadas, cada uma com um tempo diferente em sua coloração; Todas obtiveram resultados iguais as lâminas controle, que foram preparadas anteriormente aos testes. Todas as lâminas foram preparadas e analisadas por m mesmo técnico para que não haja nenhuma diferença entre os resultados.
Ou seja independentemente do