Relatório Resistência, finura e consistência do cimento
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIOS DE TÓPICOS DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Disciplina: Tópicos de ciências dos materiais e materiais de construção
Prática Nº 1.
1. Norma e nome do ensaio:
MB- 3432
Cimento Portland- determinação da finura por meio da peneira 75µm (nº 200)
2. Data do ensaio:
Em: 30.01.2014
3. Objetivo:
Determinar a finura do CPII-Z32 utilizando a peneira 75µm (nº 200), manualmente, verificando a quantidade em massa de cimento retido em porcentagem, cuja dimensão dos grãos é superior a 75µm.
4. Introdução:
O ensaio descrito determinará a finura do cimento CPII-Z32 por meio do método estabelecido em MB-3432, que prescreve que o índice máximo de finura do cimento seja de 12% da massa inicial.
O CPII-Z32 é um cimento que contém adição de 6 a 14% de pozolana, sua resistência normatizada é de no mínimo 32 MPa aos 28 dias. Sua aplicação é indicada em diversas situações, principalmente em obras subterrâneas com a presença de água e inclusive marítimas, pois apresenta alta resistência para meios agressivos.
A peneira utilizada para o experimento em questão, obedece à norma EB-22 que impõe o uso de peneiras para ensaio com telas de tecido metálico.
A finura do cimento diminui a exsudação (fenômeno que consiste na separação espontânea da água de mistura, que naturalmente aflora pelo efeito conjunto da diferença de densidades entre o cimento e a água e o grau de permeabilidade que prevalece na pasta) e outros tipos de segregação, aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade (noção subjetiva, aproximadamente definida como o estado que oferece maior ou menor facilidade nas operações de manuseio com as argamassas e concretos frescos) e coesão dos concretos e diminui a expansão em autoclave, mas principalmente sua velocidade de reação (dada devido à maior área de contato realizada pela