Resenha celestin freinet
Celestin Freinet, desenvolveu um proposta centrada na observação cuidadosa da natureza e nas necessidades e interesses da criança. Para ele, na época, a Pedagogia estava distante das necessidades básicas dos seres humanos, tudo era fundamentado nas leis na escola. Em sua concepção, a educação deveria contribuir para que a criança aprendesse a conhecer-se, respeitar-se e desenvolver o que tem de mais precioso em si mesmo, que é a própria personalidade e sua individualidade.
Para isso acontecer, Freinet defendeu, que as escolas deveriam se adaptar ao meio social das crianças, serem totalmente ativas e dinâmicas, permitindo assim, que elas alcancem plenamente seu destino de homens. Não seria necessário sufocar as crianças com matérias para que elas conseguissem aprender, o papel da escola e dos professores seria de proporcionar situações por meio das quais as crianças sentissem necessidade de agir, ou seja, fazer com que elas se dedicassem intensamente na descoberta de algo que conseguiu despertar o interesse.
Freinet considerou a aquisição do conhecimento como fundamental, mas, essa aquisição deve ser garantida de forma significativa, natural, de livre expressão. Na alfabetização afirmou que cada um tem seu tempo e ritmo e poderá expressar seus sentimentos, emoções, impressões e reflexões livremente, que serão aperfeiçoados de forma natural.
Os alunos serão motivados por atividades porque possuem sentido e finalidade, estão inseridas num contexto mais amplo de construção da própria vida. Com orientação e participação dos professores os educandos aprendem através de suas experiências, a partir de suas reais necessidades como alunos concretos, com objetivos, concretos. Para Freinet, um local motivador é com a natureza, fora da sala de aula, local que desperta a sede de saber e de crescer. De modo solidário, os alunos desenvolveram o prazer de ser capaz de explorar e descobrir coisas nova.
A teoria de Freinet nos faz parar