Pedagogia freinet
Do livro A Pedagogia Freinet: Natureza, Educação e Sociedade. escrito pela professora Maria Evelina Pompeu do Nascimento. A resenha foi preparada pela professora: Eloisa Acires Candal Rocha (Esta resenha foi originalmente publicada na revista Pro-posições)
2. CARTA ABERTA PARA CRIANÇAS QUE VÃO À ESCOLA
Autoria de Rosa María Torres, crônica originalmente publica em um jornal doEquador, republicada no livro "Educação e Imprensa", coleção Questões de Nossa Época, n.º 55, São Paulo, Cortez Editora.
A Pedagogia Freinet : Natureza, Educação e Sociedade RESENHA
INTRODUÇÃO
A repercussão do trabalho do educador francês Célestin Freinet no Brasil percorreu caminhos contraditórios, talvez tão contraditórios quanto o próprio conteúdo e contexto de construção de sua obra. Geralmente ausente dos currículos das escolas de formação de professores, mesmo em períodos mais atuais, Freinet sustentou boa parte das iniciativas de consolidação de projetos de educação “alternativa”, gestadas, sobretudo nas décadas de 70 e 80 na maioria dos centros urbanos brasileiros. Estas experiências, seja por sua natureza revolucionária, seja pelas próprias estratégias pedagógicas que propunham davam respostas concretas aqueles que buscavam se contrapor aos tradicionais modelos educativos pautados na individualidade, na submissão e na reprodução de modelos únicos.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
É exatamente neste contexto que a autora situa a sua própria experiência como educadora, que resultou no trabalho de pesquisa que originou este livro, buscando refletir sobre as bases, as concepções, e as contribuições da pedagogia e do pensamento de Freinet, que como ela bem indica ao iniciar seu trabalho, é “um pensamento construído através de experiências concretas, conselhos práticos, sonhos e reflexões, citações bíblicas, expressões de humor e de poesia”.
Com o intuito de apreender alguns dos conceitos mais recorrentes da obra de Freinet, tais