Resenha carta da terra
Sem mais delongas a carta da terra vem com intuído de nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, e imperativo que nos, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações.
As situações globais estão padronizadas, com o grande consumo, estão causando devastações ambientais, esgotamento dos recursos e umas massivas extinções de espécies, e o meio ambiente global como tem os seus recursos finitos, e uma preocupação comum de todos os povos.
O nosso grande desafio e formar uma aliança global para cuidar da terra e uns dos outros, são necessárias mudanças fundamentais em nossos valores, instituições e modos de vida. Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal; mesmo, ao mesmo tempo, sendo de nações diferentes e de um muno no qual as dimensões local e global estão ligadas.
Necessitamos com urgência de uma visão compartilhada de valores básicos para proporcionar um fundamento ético a comunidade mundial emergente, portanto, juntos na esperança,afirmamos os seguintes princípios, interdependentes, visando a um modo de vida sustentável como padrão comum, através dos quais a conduta de todos os indivíduos,organizações, empresas ,governos e instituições transnacionais será dirigida e avaliada.
Princípios
I – Respeitar e cuidar da comunidade de vida
1- Respeitar a terra e a vida em toda sua diversidade.
2- Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
3- Construir sociedades democráticas que sejam justas participativas e pacificas.
4- Assegurar a generosidade e a beleza da terra para