Resenha capítulo 11 e 14 administração de marketing 12 ed. kotler
PROFESSOR DR. CID GONÇALVES FILHO
RESENHA Nº04 (capítulos 11 e 14) – 21/11/2012 Nome: Rafael Tunes Fonseca
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Análise dos mercados consumidores. In:____.
Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006.
Capítulo 11 – Como Lidar com a Concorrência
O capítulo 11 aborda como identificar os principais concorrentes, analisando objetivos, estratégias e análise swot. Defesa e ataque, por parte da empresa e concorrência também são temas deste capítulo. O autor aborda ainda sobre empresas seguidoras d mercado e as ocupantes de nicho e como elas podem competir de maneira efetiva.
Porter (1985) identificou as cinco forças que determina a atratividade intrínseca no mercado, num logongo prazo: concorrentes do setor, novos concorrentes potenciais, substitutos, compradores e fornecedores. Já o autor coloca que as ameaças a estas forças são: rivalidade intensa no segmento, novos concorrentes, produtos substitutos, poder de barganha cada vez maior dos compradores, poder de barganha cada vez maior dos fornecedores. Sobre a concorrência há quatro definições embasadas no conceito de setor: um grupo de empresas que fabricam produtos similares ou substitutos. São quatro as estruturas: monopólio puro, oligopólio, concorrência monopolista, concorrência pura.
O conceito de mercado da concorrência são as empresas que atendem às mesmas necessidades dos clientes. Ou seja, não necessariamente produzem produtos similares, mas sim produtos que causam a satisfação de necessidades e desejos dos clientes. Na análise dos concorrentes lança-se mão de um mapa concêntrico, identificando os mais próximos e os mais distantes do centro onde está a empresa. Uma empresa que quer definir seus concorrentes analisa a que grupo estratégico pertence. O grupo estratégico é a reunião das empresas e produtos que disputam um mesmo mercado. A análise swot, em relação a si próprio e aos concorrentes, também é