Protocolos de rede
Introdução
Os protocolos de comunicação são utilizados nos domínio das redes de computação, um protocolo é um conjunto de especificações objetivas que os computadores entendem.
Tecnicamente os protocolos são um conjunto de regras-padrão que caracterizam o formato a sincronização, a seqüência e, ainda, a detecção de erros e falhas na comutação de pacotes de dados, isto é na transmissão de informação entre computadores.
Assim, dois ou mais computadores, para se comunicarem numa rede, têm de falar a mesma linguagem, ou seja, usar o mesmo protocolo. Para existir comunicação é necessário existir pelo menos um canal, um emissor e um receptor e garantir que ambos tenham a faculdade de utilizar um protocolo comum, mas existem vários tipos de protocolos que será citado a seguir.
Toda rede de computadores tem sua comunicação dependente de um protocolo, ou de vários.
Os Protocolos de Comunicação Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.
Um protocolo de comunicação nada mais é do que um conjunto de convenções que rege o tratamento e, especialmente, a formatação dos dados num sistema de comunicação. Seria a "gramática" de uma "linguagem" de comunicação padronizada. Conhecemos vários protocolos de comunicação e fazemos uso deles diariamente, mas não pensamos neles como protocolos de comunicação. O mais antigo deles é a língua falada: duas pessoas que emitem sons audíveis aos ouvidos humanos podem se comunicar. Neste exemplo, o protocolo de comunicação é a emissão de sons numa dada faixa de