resenha CAPITU
TELLES, Lygia Fagundes, Paulo Emilio Salles Gomes. Capitu: Roteiro para o cinema do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. São Paulo: Siciliano, 1993.
'Capitu' é uma adaptação livre para um roteiro de cinema que reconta um dos maiores clássicos da literatura brasileira - Dom Casmurro, de Machado de Assis. Escrito por Lygia Fagundes Telles e Paulo Emílio Sales Gomes em 1967, o texto se vale do recurso cinematográficos para recriar, pela linguagem plástica do cinema, os motivos que levaram a adolescente Capitu a gerar um plano de casar-se por interesse e as razões de sua possível infidelidade. A edição inclui abas com informações de Lygia Fagundes Telles e Paulo Emilio Salles Gomes, que relembra as circunstâncias em que foi redigida sua primeira e única parceria com Paulo Emílio, sob a ditadura militar, além de apêndice, escrito, que reúne um conjunto de anotações de Lygia Fagundes, permitindo ao leitor uma visão ampla da obra, e uma compreensão do clássico de Machado de Assis.
Lygia Fagundes Telles, soberba ficcionista dona de uma mente brilhante fabrica os mais sutis contos e romances de nossas literatura, e Paulo Emilio Salles Gomes, teórico e crítico do cinema, intelectual preocupado com os alicerces da cultura brasileira. Lygia e Paulo Emilio, companheiros na vida e na arte, juntos, num privilegiado momento em que a criação atinge voltagens raramente altas, em torno do grande escritor e de um dos seus melhores textos, o Dom Casmurro.
Frente a possibilidade de trair ou não esse romance que – devida ou indevidamente, não importa – se tornou ao longo dos tempos, paradigmas do tema da traição sob a roupagem do adultério. Pois tratava-se para ambos descrever, por sugestão do cineasta Paulo Cézar Saraceni, um roteiro cinematográfico a parti da obra- prima de Machado de Assis conforme Lygia revela: “... íamos começar, afinal, a escrever estes roteiros. Já tínhamos discutido antes as dificuldades de recriar literalmente Dom Casmurro para uma futura