Estudo de Caso
“Perdigão, redesenhando a Operação Logística de sua cadeia de suprimentos”.
1. Centro de distribuição – pesquise conceitos e importância.
A implementação de centros de distribuição na cadeia de abastecimento surge na necessidade de se obter uma distribuição mais eficiente, flexível e dinâmica, isto é, capacidade de resposta rápida face a procuras cada vez menores, mais frequentes e especificadas. 2. Quais as aplicações de finalidades de um centro de distribuição?
É uma unidade construída por empresas industriais, retalhistas para armazenar os produtos produzidos ou comprados para revenda, com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes.
As funções básicas de um CD são: recebimento, movimentação, armazenagem, separação de pedidos e expedição.
3. Para o processo de desenvolvimento e implantação de um centro de distribuição, é necessário o planejamento de tarefas que devem ser executadas de maneira sistêmica, quais as atividades básicas que devem ser planejadas para o funcionamento de um centro de distribuição?
Recebimento - A atividade de recebimento é a primeira etapa da trajetória do produto no CD. Essa etapa é essencial para a realização das outras atividades, envolvendo o descarregamento das cargas e a conferência da quantidade e da qualidade dos produtos entregues pelos fornecedores.
Movimentação - A movimentação interna dos produtos é o transporte de pequenas quantidades de produtos no armazém. Invariavelmente, a movimentação e o manuseio de materiais absorve tempo, mão-de-obra e dinheiro
Armazenagem - A armazenagem é a guarda temporária de produtos para posterior distribuição. Os estoques são necessários para o equilíbrio entre a demanda e a oferta. No entanto, as empresas visam manter níveis de estoques baixos, pois estes geram custos elevados.
Separação de pedidos - A separação de pedidos é a “coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades corretas da área de armazenagem para satisfazer