Teor alcool na gasolina
QUÍMICA GERAL
RELATÓRIO SOBRE CALCULO DO TEOR DE ALCOOL NA GASOLINA E SUA DENSIDADE.
AULA MINISTRADA PELO PROFESSOR RICARDO FORNER NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL NO DIA 08 DE OUTUBRO DE 2013 AOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA E CIVIL.
JUNDIAI, 8 DE OUTUBRO DE 2013.
DETERMINAÇÃO DA PORCENTAGEM DE ÁLCOOL NA GASOLINA E CÁLCULO DA DENSIDADE DA GASOLINA
1. Resumo
Para determinarmos o teor de álcool e a densidade da gasolina, usamos a seguinte formula V”= V’- 50 ml. Nesse procedimento, foram utilizados 50ml de gasolina e 50ml de água destilada, a mistura ficou em descanso por 5 minutos no béquer e logo após com os resultados obtidos , conseguimos visualizar o volume, a mistura e realizar o calculo.
2. Objetivo:
O objetivo desse experimento foi calcular o teor de álcool e a densidade da gasolina utilizada na experiência.
3. Introdução.
A gasolina é um composto constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contem átomos de carbono e hidrogênio) e, em menor quantidade, por produtos oxigenados.
Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contem compostos de enxofre, nitrogênio e metálicos, mas em baixas concentrações. A destilação da gasolina automotiva varia de 30 a220ºC.
No Brasil, adiciona-se álcool anidro à gasolina antes da comercialização. Forma-se uma mistura homogenia ( monofásica).
Quando a gasolina (que contem álcool) é misturada a água destilada, resulta-se em um sistema bifásico, nesse sistema o álcool é extraído pela água, gasolina-água/álcool.
As moléculas da água e as do álcool contidas na gasolina são polares, portanto substancias polares dissolvem-se melhor entre solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
A densidade da gasolina padrão está entre 0,72 g/cm³ e 0,75 g/cm³, já na gasolina adulterada a densidade é menor, por utilizarem compostos orgânicos menos densos. Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O