Amor de Capitu: prefácio e resenha
O livro Amor de Capitu, de Fernando Sabino, é uma adaptação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Nessa nova obra, Sabino transferiu o narrador original, que seria na primeira pessoa, para terceira pessoa. Com isso, o autor conseguiu amenizar o grande mistério da história: Capitu foi ou não fiel a Bentinho?
Essa obra tem grande valor para a literatura brasileira, por unir dois dos maiores escritores do nosso país.
Em meados do século XIX, Bento Gonçalves vivia um dilema. Antes de nascido, seu destino havia sido traçado por sua mãe, que teria feito uma promessa de que seu filho se tornaria padre. Mas Bentinho se relaciona com sua vizinha Capitu, uma menina determinada e encantadora aos olhos do rapaz. Ao crescerem juntos, os dois desenvolvem uma paixão intensa, que faria de sua ida ao seminário uma verdadeira tortura.
Tempos depois, Bento e Capitu se casam e tem um filho, mas o homem passa a desconfiar da fidelidade de sua amada, supondo que ela tinha um caso com seu melhor amigo Escobar. No meio de tantas dúvidas, o que será que Bento Gonçalves irá fazer?
RESENHA
Amor de Capitu, de Fernando Sabino, uma adaptação do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, é também uma obra intrigante que bagunça os pensamentos de qualquer brasileiro. Nessa versão, ao trocar o narrador original da história (Dom Casmurro, o Bento) por um de terceira pessoa, o autor conseguiu amenizar um grande mistério: Capitu foi ou não fiel a Bento?
O livro conta a história de Bento Gonçalves. Quando criança, Bentinho era muito protegido por sua mãe, Dona Glória, uma viúva que já havia perdido um filho. Por esse motivo, a senhora teria feito uma promessa em que se seu filho Bento nascesse saudável, este se tornaria padre.
Ao crescer, Bento foi se tornando muito próximo de sua vizinha Capitu, uma menina determinada e encantadora. A amizade dos dois se tornou uma grande paixão, o que fez com que o menino não quisesse se