A Historiografia Brasileira da Literatura Inglesa
Dissertação apresentada ao curso de Teoria
Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Teoria Literária.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marisa Philbert Lajolo
Unicamp
Instituto de Estudos da Linguagem
1999
FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA IEL - UNICAMP
OL4h
Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de A historiografia brasileira da literatura inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil (1809-1951) / Luiz Eduardo Meneses de Oliveira. – Campinas, SP: [s.n.], 1999.
Orientador: Marisa Lajolo Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.
1. Literatura – história e crítica. 2. Literatura Inglesa – história e crítica. 3. Língua Inglesa – estudo e ensino. 4. Educação – Brasil – história – 1809-1951. I. Lajolo, Marisa. II. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem. II. Título.
Não é pequeno o serviço de ajuntar o disperso, abreviar o longo, e afastar o seleto.
MACEDO – Eva e Ave*
Esta dissertação é dedicada a minha tia, também professora, Avani Andrade Almeida, sem a qual não teria sido possível a sua realização.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os meus professores de literatura do curso de Letras da Universidade Federal de Sergipe, durante o período em que estudei na referida instituição: Socorro de Maria Rufino Oliveira (Português Básico, Teoria da Literatura II e Literatura Brasileira II); Maria Matildes dos Santos (Teoria da Literatura I e Literatura Brasileira I), Rina Azariah B. Nunes (Literatura Inglesa I e II), Clodoaldo de Alencar Filho (Literatura