Resenha bresser-pereira capitulo 1
O autor se propõem, neste capitulo tratado, a mostrar como o ideal do globalismo não se comprovou, e como a globalização comercial propiciou aos países de renda media e com economia dinâmica o cathing up.
Para Bresser-Pereira, a globalização é um fenômeno histórico e dinâmico, que não contempla uma desvalorização do poder dos Estados-nação dentro deste processo em prol de um sistema mais global. O autor defende, durante todo o texto, que ao contrario do que pregava o globalismo, o Estado-nação se mostrou um elemento de grande importância na conjuntura de um mercado mundial, onde os agentes são os estados e o lucro é o desenvolvimento destes. Neste tipo de mercado, as empresas por si só não conseguem se impor, e tem como base de competitividade as atuações do Estado-nação .
O autor também define três tipos de globalização, a comercial, a financeira e a produtiva. Credita à primeira |a condição de propiciar aos países desenvolvidos o cathing up, ou seja, utilizar de sua condição como fornecedor de mão-de-obra barata e outras regalias à produção industrial para atingir niveis altos de desenvolvimento econômico, “alcançando” os países desenvolvidos. Credita ao segundo tipo a condição de dificultar a participação dos países em desenvolvimento no mercado, facilitando o acumulo de capital por países que possuem mão-de-obra qualificada.
O autor defende bem suas ideias, mostra com fatos como a globalização tem se mostrando diferente daquilo que sua ideologia, o globalismo, que traz em si um sistema de alienação onde os países em desenvolvimento não possuem chance comparativa em relação aos países ricos, a