Resenha do filme Tempos modernos e A organização burocrática
NÚCLEO AVANÇADO DE EUCLIDES DA CUNHA – BA
MÓDULO: IV
DISCIPLINA: ONQ
ALUNO: AROLDO PIRES DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA
Trabalho solicitado pelo titular da disciplina,
Prof. Alan Jeferson Andrade, no sentido de produzir uma resenha crítica, fazendo dialogar as temáticas abordadas no filme “Tempos
Modernos”, de Charlin Chaplin com o texto de
Luiz Carlos Bresser Pereira e Fernando C.
Prestes Motta, atinente a “A organização burocrática”, integrante da obra “Introdução à organização burocrática”.
Euclides da Cunha
2013
1
Tempos Modernos (Modern Times). Direção: Charlin Chaplin. EUA, 1936. 1 arquivo digital no formato AVI. 83 min. preto e branco. mudo.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser, e MOTTA, Fernando C. Prestes. Introdução à organização burocrática. São Paulo: Thomson, 2004. (Capítulo 1: “A organização burocrática”, p. 1-39)
O filme de Charles Chaplin, procura mostrar o sistema e o modo crítico de viver nas grandes cidades norte-americanas na década de 1930, dando enfoque aos problemas sofridos pela população após a crise de 1929, vítimas do desemprego e da fome da época.
O personagem principal do filme, vivido pelo próprio diretor, é funcionário de uma indústria num estilo de emprego meramente mecanicista. O mesmo enfrenta problemas na fábrica onde trabalha, da qual é demitida e se vê, num momento logo após a sua demissão, acidentalmente envolvido como líder de uma manifestação popular que pede providências de melhorias de emprego e alimentação.
O foco do filme é mostrar como a população da época, inserida numa sociedade industrial, em que as pessoas desempenham atividades em linha de montagem, numa crítica aos aspectos de modernidade da época e do capitalismo da era industrial, na qual as pessoas de baixo escalão, não possuem direitos, não são ouvidas e o que prevalece são as ideias dos empresários. O filme também mostra as diferenças das classes sociais, em que o pobre não