Resenha bd oo
Segundo os autores, o artigo descreve o uso da tecnologia de banco de dados orientado a objetos, desde o conceito básico de orientação a objetos, os modelos de bancos OO(Orientado a Objetos), as consultas realizadas pela linguagem de consulta a Objetos (OQL), vantagens e desvantagens da utilização de um banco orientado a objetos aplicadas em um software. Além de explicar de maneira rápida e simples linguagens de programação, SGBD, os modelos de banco de dados e linguagens utilizadas para manipular os dados em um banco .
A linguagem de programação a cada dia vem se tornando, uma linguagem cada vez mais utilizada pelos desenvolvedores. Dentro da linguagem de programação temos vários métodos como abstração, herança, encapsulamento , polimorfismo e etc. Estes métodos nos permitem a criação de programas mais eficientes, com maior segurança e uso de menos código , alem de evitar repetir funcionalidade através do uso de classes e objetos, permite o reuso de funcionalidades . Dentre as linguagens Orientadas a Objetos temos Java, Pyton, Javascript, PHP, Ruby e C# etc.
Nos Softwares vemos como é de grande importância o uso de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), pois ele nos permitem manipular e gerenciar os dados que estão no nosso banco de dados de maneira mais fácil.
Os SBDS apresentam muitas vantagens:
Controle de redundâncias: onde são criadas regras que evitam redundâncias de dados, alem de economizar espaço em disco.
Controle de acessos: onde é possível restringir acessos aos usuários ou grupos de usuários. Determinando o que cada usuário pode acessar no banco
Garantia de armazenamento persistente: os dados são armazenados de maneira organizada.
Compartilhamento de Dados: os dados do banco podem