resenha Bakhtin
Estética da criação verbal / Mikhail Bakhtin: 5° Ed.-
São Paulo: editora WWF Martins Fontes, 2010.
Os gêneros do discurso.
Resenhado por Rayssa Cristina R.. Mascarenhas (UNIFESSPA)
Todos os campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem, Mikhail Bakhtin aborda no capitulo “Gênero do discurso” do livro “Estética da criação verbal” a complexidade de definir os gêneros do discursivo (falado e escrito), explicando a fundo as duas modalidades do gênero de discurso: primário e secundário. O autor também dar alusão à unidade do discurso o enunciado e o diferencia das unidades da língua oração e a palavra.
Nos primeiros parágrafos Bakhtin afirma que a linguagem é formada por enunciados, e os mesmos irão refletir condições específicas às finalidades de cada campo, não somente pela sua temática e estilo da linguagem empregada. Também ressalta a particularidade dos enunciados que os fazem individuais.
O autor fala da dificuldade de definir os gêneros discursivos pelo fato de serem inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana, pois cada atividade terá gêneros de discurso de diferentes graus de complexidade, isto explica a heterogeneidade do gênero do discurso.
Bakhtin diz que para encontrar a natureza dos enunciados é necessário analisar com profundidade as duas modalidades dos gêneros do discurso: Os gêneros discursivos primários (simples) e os gêneros secundários (complexos).
Os gêneros discursivos primários formam a condições de comunicação discursiva imediata. Exemplo: o dialogo cotidiano.
Os gêneros discursivos secundários possuem a reelaborarão de gêneros primários, há um convívio cultural mais complexo e mais desenvolvido e organizado. Exemplo: (romance pesquisa cientifica e etc).
O autor reflete a individualidade do “falante” argumentando que todo enunciado, oral e escrito, primário e secundário é individual e por este motivo ele pode refletir a individualidade do falante ou