Resenha - as várias idades do espaço
Podemos assim esquematizar um processo histórico-crítico discorrendo sobre os seguintes dados:
Pressupostos sociais: Todos os edifícios são o resultado de um programa construtivo. Este funda-se na situação econômica do país e dos indivíduos que promovem tais construções, e no sistema de vida, nas relações de classe e nos costumes que delas derivam.
Pressupostos Intelectuais: Àqueles que se distinguem das anteriores por incluírem não somente o que são o coletivo e o indivíduo, mas também o que vislumbram ser, o mundo dos, o mundo dos seus sonhos, dos seus mitos sociais, das aspirações e das crenças religiosas.
Pressupostos técnicos: Definidos aqui pelo progresso das ciências e das suas aplicações no artesanato e na indústria, com particular respeito à técnica da indústria da construção e à organização da mão-de-obra.
O mundo figurativo e estético: sendo o conjunto das concepções e interpretações da arte e o vocabulário figurativo que, forma a língua, de onde os poetas extraem palavras e frases para exprimir, em linguagem individual, as suas criações.
Todos esses fatores analisados formam a cena onde nasce a arquitetura, seja por obras que destaquem a supremacia de uma classe dirigente, ou mito religioso, ou desejo coletivo, ou por problema social corrente à época, ou nova descoberta técnica entre outros.
A crítica dos monumentos também pode ser esquematizados por classificação aproximativa em:
Análise urbanística - que analisa o espaço exterior em que nasce o monumento e que o ajuda ser criado.
Análise arquitetônica – que vivencia a concepção espacial
Análise