Educação
TRABALHO NAS DIFERENTES SOCIEDADES
CURITIBA
2012
COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR BRASÍLIO VICENTE DE CASTRO
MAISA THAUANA DE CENA N°31
Trabalho apresentado á disciplina de sociologia em forma de resenha, requerido pelo professor Tiago Lacerda como requisito para obtenção de nota parcial para o segundo bimestre.
CURITIBA
2012
O TRABALHO NAS DIFERENTES SOCIEDADES
Em nossa sociedade, a produção de cada objeto envolve um a complexa rede de trabalho e de trabalhadores. São necessários equipamentos, como a maquina para preparar a massa e o forno para assar o pão. É necessário algum tipo de energia proporcionada pelo fogo (e isso exige madeira ou carvão ) ou energia elétrica (que é gerada em hidroelétrica ou termoelétrica) . As usinas de energia por sua vez,precisam de equipamentos ,linha de transmissão e trabalhadores para fazer tudo isso acontecer.
A PRODUÇÃO NAS SOCIEDADES TRIBAIS
As sociedades tribais diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos,mas pode-se dizer,em termos gerais,que não são estruturadas pela atividade que em nossa sociedade denominamos trabalho . A organização dessas atividades caracteriza-se pela divisão das tarefas por sexo e por idade. Os equipamentos e instrumentos utilizados,comumente vistos pelo olhar estrangeiro como muitos simples e rudimentares,são eficazes para realizar tais tarefas. Classificaram as sociedades tribais como de economia de subsistência e de técnicas rudimentar,passando a ideia de que elas viveriam em estado de pobreza,o que é um preconceito. Se hoje muito delas dispõem de áreas restritas,enfentando difíceis condições de vida,em geral ,antes do contrato com o chamado’’mundo’’,a maioria vivia em áreas abundantes em caça,pesca e alimentos de vários tipos. A explicação para o fato de os povos tribais trabalharem muito menos do que nós está no