Gráficos estatísticos
Em estatística, Gráfico é a tentativa de se expressar visualmente estatísticas simplificadas, matemáticas ou não de algum(uns) dados ou valores obtidos, assim facilitando a compreensão. Gráficos são recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e a compreensão de informações sobre fenômenos e processos naturais, sociais e econômicos. No cotidiano, jornais, revistas e livros, além de telejornais e programas educativos, mostram o quanto esse recurso é explorado pelos meios de comunicação.
O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido à compreensão que as séries. Para tornarmos possível uma representação gráfica, estabelecemos uma correspondência entre os termos da série e determinada figura geométrica, de tal modo que cada elemento da série seja representado por uma figura proporcional. | |
A representação gráfica de um fenômeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais para ser realmente útil:
a. Simplicidade – o gráfico deve ser destituído de detalhes de importância secundária, assim como de traços desnecessários que possam levar o observador a uma análise morosa ou com erros.
b. Clareza – o gráfico deve possibilitar uma correta interpretação dos valores representativos do fenômeno em estudo.
c. Veracidade – o gráfico deve expressar a verdade sobre o fenômeno em estudo.
TIPOS DE GRÁFICOS
* Gráficos de colunas
O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo horizontal são construídas as colunas que representam a variação de um fenômeno ou de um processo de acordo com sua intensidade. Essa intensidade é indicada pelo eixo vertical. As colunas devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante.
* Gráfico de barras
O