Resenha "As considerações do Marxismo Ocidental"
Sabrina Rodrigues-UFMS
Capítulo 1- Tradição Clássica
A História do marxismo
Marxismo ocidental, situar historicamente o trabalho teórico e estruturas, constituem como uma tradição intelectual comum, a despeito das suas divergências e oposições internas.
Para começar, nos referimos à evolução marxista que precedeu o aparecimento dos teóricos em questão.
Avaliar os novos modelos que representam.
Os dois fundadores do materialismo histórico, Marx e Engels.
Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895) ambos vinham das regiões ocidentalizadas da Alemanha. São conhecidos pelas primeiras sublevações proletárias após a revolução industrial. Marx ajustou contas com Hegel/Feuerbarch e com a teoria política de Proudhon.
Engels denunciava na época as doutrinas econômicas e descobriria a realidade da condição da classe operária na Inglaterra. Ambos escreveram o “Manifesto Comunista” nas vésperas do grande levantamento europeu de 1848 e como combateram pela causa do socialismo revolucionário na ala da extrema- esquerda das revoltas internacionais.
Foram perseguidos pela contrarrevolução vitoriosa e se viram exilados na Inglaterra. Mesmo assim Marx continuou suas produções, realizando o balanço histórico da Revolução Francesa e o II Império. Engels concluiria sobre o fracasso da Revolução Alemã.
Marx tomou a tarefa de traçar o quadro Global do modo de produção capitalista. E primeira obra publicada foi o 1º volume de “O Capital”. Participou na fundação da I Internacional1, e passou aos esforços á orientação do seu trabalho prático como movimento socialista organizado. Comuna de Paris educou o partido operário alemão que acabara de se reunificar estabelecendo os princípios de um futuro Estado Proletário.
Engels produziu as primeiras exposições sistemáticas do materialismo histórico que fizera uma força política popular na Europa e foi o mentor do Crescimento da II Internacional2, com