Resenha artigo ócio criativo
"Criatividade exige gestão do tempo, ela "Criatividade exige gestão do tempo, ela se nutre de ócio. Ideias precisam de tempo para introspecção." se nutre de ócio. Ideias precisam de tempo para introspecção."
Domenico de Masi.
Está é uma das frases de Domenico de Masi, mas foi a que mais me chamou a atenção durante a pesquisa que realizei inicialmente sobre artigos escritos por
Domenico de Masi, e consequentemente me levou a Obra, Ócio Criativo.
Sobre o que penso das ideias do Autor?
A primeira impressão eu tive ao me deparar com a palavra ócio no titulo de sua obra, Ócio Criativo, me remeteu a seguinte ideia: Oque pode haver de criativo no ócio ? De que forma ficar sem fazer nada seria produtivo ?
Antes mesmo de iniciar a busca pela internet sobre este assunto e conhecer qual o argumento de defesa do autor , quase que inconscientemente fui negando a ideia de uma pratica como esta seria inviável, em minha mente surgiam questionamentos como: E se todos resolvessem ficar sem fazer nada, oque aconteceria ? Logo veio a resposta dessa minha pergunta. O Caos !
Isso seria ocorreria fatalmente pois não haveria praticamente nada pronto ou pensado, ou se houvesse algo que fosse concluído de forma isto seria feito, sem qualidade ou mesmo garantias.
Então fui a busca do pensamento do autor sobre este assunto .
O ócio que o autor defende é algo diferente do que imaginei inicialmente, ele defende a liberdade e a criatividade. O fator intelectual de suas atividades. O ócio criativo une na verdade 3 fatores, trabalho com estudo (conhecimento) e o lazer ( Jogo e diversão) e o resultado da união destes 3 fatores pode resultar em uma ideia genial.
Para isto é necessário se libertar das ideias tradicionais de ter o trabalho como obrigação e oportunizar uma mistura onde o trabalho se confunda com tempo livre ,o estudo e o jogo.
Acrescenta que tanto no tempo em que se trabalha, quanto no tempo vago, fazemos menos coisas com as mãos