23658
A importância de pensar a articulação entre os conceitos de ócio, tempo livre, criativo e lazer no contexto atual se deve, principalmente ao fato de hoje o trabalho ocupar o maior tempo do que o normal, pois, grande parte das pessoas utiliza o “Ócio” para complementar trabalho que deveriam ter sidos realizados dentro de sua carga horária comercial.
Realizamos uma pesquisa sucinta, mas, rica em informações sobre o tema do nosso trabalho “ócio produtivo” para compreendermos com maior clareza, porque nos dias atuais ouvimos muito sobre o “ócio”.
Vale ressaltar que o tema se baseia em um estudo de caso de maior empresa social do mundo “Google”.
Inicialmente iremos descrever a definição do termo “Ócio”. Palavra ócio no dicionário Aurélio apresenta como – “descanso do trabalho, folga, lazer e vagar”.
Ócio carrega inúmeros significados negativo, no dicionário podem-se encontrar diversos sinônimos como: preguiça, desocupação, improdutividade dentre outros.
Para os gregos a palavra ócio, é vista como atitudes que não exigem esforço físico, e as pessoas que realizavam algumas atividades ociosas se cabiam somente para cidadãos de primeira classe como politica, estudantes, poéticos e os filósofos.
Segundo o sociólogo Domencio de Masi (2000), “Defende um modelo de vida atento não só a uma produção eficiente, mas a uma distribuição igualitária da riqueza, do trabalho, do saber e do poder”.
O autor defende a descentralização do trabalho focado ao escritório, pois, em sua visão com o avanço da tecnologia permitem que os indivíduos possam trabalhar desde sua casa, parque ao “ar livre”, ou, em qualquer espaço que se sintam bem. E que a possibilidade de rever a logística de translado “casa x trabalho” seja considerada, para que permita a otimização do seu tempo.
Divertir-se no trabalho é algo que soa estranho, principalmente quando somos pagos para trabalhar, mas, para nossa empresa estudo de caso “google”
Os funcionários precisam ter um acesso irrestrito aos