Resenha Texto A Educação Física em Jogo
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EF-115 – JOGOS – Profa. Elaine Prodócimo
ANDRÉ LUÍS DE JESUS DE ALMEIDA RA:058955
RESENHA TEXTO “A EDUCAÇÃO FÍSICA EM JOGO” Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v.27, n.2, p. 9-25, 2006
1. Resumo do Texto
“O velho fator lúdico sofreu uma atrofia quase completa.” (Huizinga, 1996, p.220)
O texto aborda as obras de Huizinga e Caillois e desenvolve um raciocínio baseado em fatos históricos e no desenvolvimento da sociedade humana para sustentar a tese de que o jogo está sumindo quanto a fator de divertimento, perdendo seu lado lúdico.
O texto inicia uma discussão se há ainda espaço para o jogo lúdico dentro de um ambiente tão competitivo como o da sociedade atual. Segundo os autores o “jogador” da sociedade moderna está sendo substituído por um homem consumidor. Assim o jogo passou de ser um divertimento, um desligamento do mundo real para se tornar um status perante a sociedade moderna, como argumento é citado o fato de o happy hour só fazer sentido se todos os outros momentos do dia forem sombrios (LOPES, 2006, p.11).
O jogo possui certas características desenvolvidas nas obras de Huizinga e Caillois tais como: liberdade, desobrigação das regras sociais, o jogador deve jogar por jogar e não ser obrigado, o jogo não gera riqueza, incerteza e imprevisibilidade, arrebatamento do jogador e regras. Estas características devem estar presentes na atividade, sem as quais ela não poderá ser considerada um jogo.
O artigo defende essas características e aprofunda questões como a da tensão do jogo, afirmando que é necessário um equilíbrio para que a partida não seja interrompida. É necessário que os jogadores tenham controle emocional e físico para que uma bela partida seja construída, a partir do momento em que os jogadores extrapolam e desfazem esse equilíbrio, o jogo acaba.
A classificação estabelecida na obra de Caillois também é descrita no artigo, tal classificação divide o jogo em quatro