RESENHA ARTIGO A FOME NO BRASIL
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DENISE MATOS LIMA
RESENHA
A SOCIEDADE CIVIL E A LUTA CONTRA A FOME NO BRASIL
Céli Regina Jardim Pinto*
*Tem formação em história e é doutora em ciência política pela Universidade de Essex, na Inglaterra. É professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve suas atividades de docência e pesquisa, tendo sido coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Atualmente, orienta dissertações e teses e coordena projetos de pesquisa sobre as relações entre as organizações não-governamentais (ONGs), principalmente as ONGs feministas, a sociedade civil e o Estado. Publicou livros e artigos no Brasil e no exterior sobre os espaços públicos e a participação política da mulher no Brasil, além de trabalhos e livros de análise do discurso político brasileiro.
Objetivo
-Esclarecer um conjunto de ações de organizações da Sociedade Civil Brasileira no sentido de dar contas da questão da fome no Brasil.
-A importância das ONG`S em nosso país, relatando a real situação das mesmas em nosso país.
Justificativas
As ONGS devem ser muito valorizadas pelo bem que prestam a nossa população Brasileira. È também através de muitas ONGS que se consegue integrar e interagir com mundos diferentes em busca de mais direito e igualdade de oportunidade. Elas são muito importantes para um melhor desenvolvimento em nosso país, quando o trabalho é feito com responsabilidade e seriedade, pois, o faz direcionar o olhar para um país melhor e justo.
São inúmeros os casos de Organizações do Terceiro Setor que se expandiram muito além de suas pretensões iniciais, tendo em vista a enorme carência e oportunidades de prestação de serviços sociais para a população. O surgimento de um numero considerável de organizações estruturadas por iniciativas de cidadãos – fora do aparato formal do estado, sem fins distributivos de lucros, autogovernadas e envolvendo indivíduos motivados a servir ao seu