Alimentação no Brasil
1. Sobre os “Aspectos Históricos e Evolutivos das Ciências da Alimentação e Nutrição no Brasil”:
1.1 Dê 02 exemplos de produções brasileiras contemporâneas, literárias ou de outra natureza artística, que expressam aspectos históricos relevantes e atuais da situação alimentar e/ou nutricional do país, explicando esta relação. Favor ler, pelo menos, comentários e resenhas das obras em questão. (vale 0,5)
1º Geografia da Fome, de Josué de Castro, completa 60 anos de história. A publicação apresenta um dos mais profundos estudos brasileiros sobre a insegurança alimentar presente no Brasil, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. Aponta também que a falta de nutrientes, na comida cotidiana de tais povos, se dá por características climáticas, culturais e do solo, próprias de cada localidade, além do motivo principal: a concentração de terra na mão de poucas pessoas.
2º A epidemiologia das deficiências nutricionais no Nordeste: a contribuição de Malaquias Batista Filho à institucionalização da Nutrição em Saúde Pública no Brasil.
Em relação aos trabalhos publicados ao longo do período compreendido entre 1965 e os dias atuais, a sua produção científica, individual ou em grupo, conta com mais de cem títulos e versa basicamente sobre as seguintes temáticas: inquéritos nutricionais; epidemiologia das deficiências nutricionais,recuperação nutricional de desnutridos; avaliação nutricional de crianças e gestantes e sistema de vigilância alimentar e nutricional.
1.2 Considerando a inserção e reconhecimento de Josué de Castro no cenário internacional, renomado cientista brasileiro da área de alimentação e nutrição, demonstrar aspectos de uma de suas obras, Geografia da Fome (1946), comentada por Vasconcellos 2(2008). Para tanto, destacar conceitos distintos sobre a fome, além do mapa de carências nutricionais, aplicando-os ao Nordeste Brasileiro. Favor realizar incursões (leitura) sobre o artigo científico e/ou