ATPS Organizacao Social No Brasil Finalizado 2 Eliete
A ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
SUMARÉ 12.06.2013
Introdução à sociologia:
O mundo em que vivemos hoje é um mundo repleto de transformações, marcado por conflitos, tensões e divisões sociais, assim como pela terrível possibilidade de uma guerra nuclear e pelos destrutivos ataques da tecnologia moderna ao meio ambiente. Temos o poder de controlar nosso destino e melhorar nossas vidas, coisa quase inimaginável para as gerações anteriores. A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É cativante e atraente, avaliar nosso próprio comportamento com os seres humanos. O âmbito da sociologia é extremamente amplo e vai desde a análise dos encontros efêmeros dos indivíduos nas ruas até a investigação dos processos sociais globais.
Conceito e aplicações
Foi provado que não é o bastante que uma pessoa tenha conhecimento vasto em uma ou várias áreas, mas que, além disso, saiba lidar com conflitos e resolver problemas das mais diversas ordens. Surge então um novo conceito, o conceito de inteligência emocional.
Mas afinal, no que consiste tal habilidade? É um conjunto de competências. Elas têm cinco componentes principais :
AUTOPERCEPÇÃO, AUTOCONTROLE , AUTOMOTIVAÇÃO, EMPATIA, PRÁTICAS SOCIAIS.
A organização social no Brasil diz respeito à forma como os homens se relacionam através de suas ações. A idéia de organização social está ligada ao processo social, à idéia de mudança, de arranjo do comportamento dos indivíduos na construção da vida social.
Dentro de uma organização social os indivíduos podem tomar decisões e fazer escolhas tendo como referência as normas dadas pela estrutura social, concordando ou não com os valores grupais, com as convenções. sabe, aqueles que fogem à regra podem sofrer pressões. Segundo Firth, enquanto na “estrutura social se encontra o princípio de continuidade da sociedade; no aspecto da organização se encontra o princípio de variação ou mudança – que permite a avaliação da situação e a escolha