Simplex Half Full Duplex Transmissores Receptores
Há três termos que descrevem como os transmissores e receptores se interagem durante as comunicações. São eles: simplex, half-duplex e full-duplex. O objetivo deste artigo é esclarecer cada uma destas formas.
Simplex
Uma comunicação simplex ocorre quando existe um dispositivo transmissor e outro receptor cujos papéis não se invertem no período de transmissão. Com isso, deduz-se que nenhuma resposta é necessária ou possível. Caracterizada como comunicação unidirecional, tal esquema é encontrado em diversos casos. Por exemplo: transmissões de TV e rádio.
Half Duplex
O half duplex também é conhecido por semiduplex. Neste esquema, a comunicação é feita apenas em uma direção por vez. Isto significa que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around. Alias, em algumas situações, o lado que recebe pode interromper o lado que transmite e inverter o processo. O exemplo clássico de dispositivo que usa esta tecnologia é o walkie talkie, mas hoje há outros casos que valem ser lembrados. O da operadora NEXTEL é um deles. Com sua rede iDEN, ela possui diversos aparelhos telefônicos half-duplex.
Full Duplex
É o tipo de operação que permite comunicações simultâneas em ambas as direções entre os usuários do sistema. Considerando sua natureza paralela e o fato de não existir perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo se comparada a uma linha half-duplex. Podemos citar, como exemplo de dispositivo que usa esta tecnologia, o aparelho telefônico.