Caracterização das comunicações eléctricas
Introdução
Devido a necessidade de uma comunicação mais rápida e eficaz, com o passar do tempo o homem foi desenvolvendo meios de comunicação que satisfizessem tal necessidade. Desenvolvimentos estes que partiram desde os métodos convencionais de comunicação, a invenção do jornal, o telegrama até o s sistemas de comunicação mais modernos.
Pode se entender um sistema de comunicação como sendo um conjunto de mecanismos para transmissão de informação da origem para o destino.
O sistema de comunicação é basicamente composto por cinco blocos: a fonte de informação, o transmissor, canal de comunicação, receptor e o destino.
A fonte tem como função gerar o sinal de mensagem a ser transmitido.
No bloco transmissor, o sinal de mensagem é convertido a uma forma mais apropriada para o canal de transmissão. Uma das principais funções do bloco transmissor é a modulação (alteração sistemática da onda portadora em concordância com a mensagem),onde é feita a alteração da amplitude ou frequência do sinal original, passagem de banda base (sinal de baixa frequência) para passa banda (sinal de alta frequência e adequado para transmissão).
O canal de transmissão permite a propagação do sinal, esta pode ser guiada ou livre. No canal de transmissão o sinal sofre uma distorção pelas imperfeições do próprio canal, ruído ou interferência.
Bloco receptor, este tem como função descodificar o sinal de mensagem e converter a uma forma perceptível para o destino.
Destino – é o destino final da mensagem.
Informação
O conceito de informação pode ser analisado sob o ponto de vista filosófico, técnico ou semântico.
Sob o ponto de vista técnico, a informação significa “incerteza da mensagem”, ou seja, quanto mais incerta a mensagem é, mais informação contém.
Mensagem
Sequência discreta de sinais e símbolos.
Sinal
Função de valor único no tempo. Geralmente o sinal da mensagem é uma variável independente.
Classificação dos sinais
Os sinais podem ser:
Contínuos no