Gestão de pessoas
Conceito de treinamento Modernamente, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras. Assim, o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio. É uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes.
Há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento (T&D) de pessoas. Embora os seus métodos sejam similares para afetar a aprendizagem, a sua perspectiva de tempo é diferente. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e competências relacionados com o desempenho imediato do cargo.
3
Processo de treinamento O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas: A primeira etapa do treinamento é o diagnóstico da situação (Necessidades a satisfazer):
Objetivos da organização Competências necessárias Problemas de produção Problemas de pessoal
O desenho do projeto ou programa de treinamento é a segunda etapa do processo (Decisão quanto à estratégia): Quem treinar Como treinar Em que treinar A implementação do programa de treinamento é a terceira etapa do processo: Condução e aplicação através de:
Gerente de linha Assessoria de RH por ambos e por terceiros
A etapa final é a avaliação do programa de treinamento para verificar sua eficácia, isto é, para ver se o treinamento realmente atendeu as necessidades da organização, das pessoas e dos clientes. É avaliação e controle: Monitoração do processo Avaliação e mediação de resultados Comparação da situação atual com a anterior Análise do custo/benefício
4
Desenvolvimento de pessoas O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que o treinamento. Hoje, as organizações estão exigindo novas habilidades,